03 fevereiro 2011

Os Benefícios do Exercício Antes de café da manhã

A estação de feriado traz muitas alegrias e, infelizmente, muitos perigos de compensação alimentar. Mesmo o mais forte e mais disciplinados pode sucumbir, comendo mais gordura e calorias do que em qualquer outra época do ano. As consequências para a saúde pode ser rápida e preocupante. Um estudo recente realizado por cientistas na Austrália, descobriram que, após apenas três dias, é extremamente alto teor de gordura, numa dieta de alto teor calórico e pode levar a um aumento de açúcar no sangue e resistência à insulina, aumentando potencialmente o risco de diabetes tipo 2. A cintura também pode expandir-se, levando a auto-recriminação.

Mas um novo estudo publicado no The Journal of Physiology sugere uma resposta mais confiável e muito mais simples. Correr ou andar de bicicleta antes do café. Exercitar na parte da manhã, antes de comer, parecem diminuir significativamente os efeitos nocivos das férias ou do descuido alimentar, de acordo com o estudo.


Para o estudo na Bélgica, os investigadores recrutaram 28 jovens, saudáveis e ativos e começou a alimentá-los com uma dieta preocupante, composta de 50 por cento de gordura e 30 por cento mais calorias. Alguns dos homens concordaram em não fazer exercício durante o experimento. O resto foram designados a um dos dois grupos de exercício. O regimes dos grupos eram idênticos e cansativo. Os homens treinavam quatro vezes por semana no período da manhã, corrida e ciclismo, com uma intensidade extenuante. Duas das sessões duravam 90 minutos, os outros, de uma hora. Todos os exercícios foram orientados, por isso o gasto de energia dos dois grupos foi idêntica.


Suas rotinas de manhã cedo, no entanto, não foram. Um dos grupos comiam um pequeno almoço, pesadas e ricas em carboidratos antes do exercício e continuavam a ingerir hidratos de carbono, sob a forma de bebida esportiva, durante seus treinos. O segundo grupo trabalhou sem comer primeiro e bebeu apenas água durante o treinamento. Fizeram a abstinência do café da manhã, tomando-o mais tarde, comparável em calorias e em porções com do outro grupo.


O experimento durou seis semanas. No final, o grupo que não fazia exercicios, não era surpresa , adquiriram peso, tendo engordado em uma média de mais de tres quilos. Eles também haviam desenvolvido resistência à insulina - os músculos não estavam mais respondendo bem à insulina em não puxar o açúcar (ou, mais tecnicamente, glicose) pra fora da corrente sanguínea de forma eficiente e eles começaram a armazenar gordura extra dentro e entre as suas células musculares. Tanto a resistência à insulina e a gordura nos músculos são metabolicamente condições insalubres que podem ser precursores do diabetes.


Os homens que tomaram café da manhã antes de exercitar também ganharam peso também, embora apenas metade em relação ao grupo de controle. Como os comedores sedentários , no entanto, eles se tornaram mais resistentes à insulina e estavam armazenando uma quantidade maior de gordura em seus músculos.


Apenas o grupo que exercitou antes do café, não ganhou quase nenhum peso e não mostraram sinais de resistência à insulina. Eles também queimaram a gordura que eles estavam recebendo de forma mais eficiente. "Nestes dados atuais," os autores do estudo escreveveram, "indicam que o treinamento em jejum é mais eficaz do que no de alimentados com carboidratos para estimular a tolerância à glicose, apesar de uma dieta hipercalórica, rica em gordura."


Os efeitosdo exercício antes do café da manhã não é totalmente compreendida, embora o estudo aponta para várias explicações intrigantes. Por um lado, como tem sido conhecida há algum tempo, no exercício em jejum (geralmente só é possível antes do café da manhã), persuade o corpo a queimar uma porcentagem maior de gordura como combustível durante o exercício vigoroso, em vez de confiar principalmente em carboidratos. Quando você queima gordura, você obviamente não armazená em seus músculos. Em "nosso estudo, apenas o grupo em jejum teve benéficios comprovados a adaptações metabólicas", disse Peter Hespel, Ph.D., professor do Centro de Pesquisa em Exercício e Saúde da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica e autor sênior do estudo.


Ao mesmo tempo, o grupo em jejum apresentou aumento dos níveis de uma proteína muscular que "é responsável pela insulina estimulou o transporte de glicose no músculo e, portanto, desempenha um papel fundamental na regulação da sensibilidade à insulina", disse o Dr. Hespel.


Em outras palavras, exercitar antes do café combateu os dois efeitos mais prejudiciais de comer uma dieta rica em gorduras e elevada em calorias. Ela também ajudou-os a não ganhar peso.


Há ressalvas, claro. Exercitar em um estômago vazio não é provável que vai melhorar seu desempenho durante o treino. Os carboidratos são mais fáceis de trabalhar e transformar em energia, razão pela qual os atletas normalmente comem uma dieta rica em carboidratos. Os pesquisadores também não sabem se os mesmos benefícios reverterão se exercitar em um ritmo mais agradável e com menos tempo do que no presente estudo, embora, de acordo com Leonie Heilbronn, Ph.D., professor da Universidade de Adelaide, na Austrália, que tem estudado extensivamente os efeitos de dietas ricas em gordura e escreveu um comentário sobre o estudo belga, "Eu diria que baixa intensidade é melhor do que não fazer nada."

5 comentários:

Unknown disse...

Eu, sem nenhum estudo sobre o assunto me acostumei a fazer exercicios nas primeiras horas da manhã totalmente em jejum, no maximo agua. Posso dizer que o resultado comparado ao mesmo treino com algum alimento é completamente diferente pra melhor. na ultima prova da pampulha fui para a pista com apenas um abacaxi rsss degustado as 4:30 da manhã, como os "pobres mortais' não consideram o abacaxi um alimento, então fiz a prova em jejum rsss o resultado foi maravilhoso! muito boa a materia, Parabens!
beto maia

Ainá Vietro disse...

Oi Sérgio, bom dia. Meu nome é Ainá e sou repórter da revista The Finisher. Gostaria de lhe entrevistar para uma matéria que estou fazendo, mas não consigo encontrar um contato seu. Vou deixar meu e-mail: ainavietro@gmail.com para que entre em contato.
Muito obrigada!

www.anedotas-games.tk disse...

muito interessante.Fazer exercícios antes do café não sabia que era mais benéfico

Unknown disse...

Ola amigo estou divulgando esse site sobre corrida, muito interessante aos amantes da corrida, vale a pena ver
http://sobrecorrida.com.br/

Claudio R. Reginato disse...

Olá. eu estava em duvida se era certo ou errado pedalar de manha em jejum e fiquei curioso e fui pesquisar e achei esta matéria muito legal que me esclareceu as minhas duvidas já pedalava em jejum antes de ler esta matéria imagina agora.
Muito obrigado.
Abs.