08 novembro 2008

Maratona de Buenos Aires. Estreia do meu amigao!!

Parabens Noberto, com certeza estaremos juntos na proxima!!

1ª Maratona 
No dia 12 de Outubro 2008 participei da minha 1ª

 Maratona(Maratona de Buenos Aires). Realmente é uma corrida, vamos dizer, diferente de todas que eu já

 corri, pois 2 dias antes da corrida, voce fica naquela expectativa pois o dia da corrida esta chegando e a corrida é de 42km! Peguei um mapa da cidade de Buenos Aires, marquei o percurso e tentei planejar uma estrategia de corrida, pois como são 42km pelo menos voce tem que planejar os km no qual voce vai repor suas energias(eu mesmo levei 4 sachês repositores de energia, aquele que tem que tomar com água), porque quanto ao seu corpo, não dá para planejar nada, pois a reação do seu corpo/musculos são diferentes a cada quilometro, portanto voce tem que administrar durante a corrida, isto é ter um equilibrio da sua mente com o seu corpo, claro..dependendo das condições fisicas de cada um.

No dia da prova quando eu peguei um taxi para chegar no lugar da largada que era em um parque fora do centro da cidade perto da Autopista para o Aeroporto e vi que o tempo estava nublado com possibilidades de chuva e com 14 graus de temperatura…vibrei!...em termos de condições climaticas estava ideal para correr…Fiquei fazendo o aquecimento pois estava um pouco frio e não fiquei pensando muito nos 42km que ainda tinha que correr e procurei me distrair com o pessoal que estava lá e com o evento… A prova começou exatamente as 7:30hs da manhã, com uma leve chuva que não parou durante toda corrida…Começei a corrida sem pensar nos 42km…isto é voce até pode pensar nos 42km que faltam, mas o que eu fiz é dividir a corrida em 4(10, 20,30,40km) , ir atingindo as kilometragens e ir fazendo uma auto-avaliação das minhas condições fisicas. Na verdade até os 21km(meia-maratona)eu diria que estava bem, levei a maquina fotografica comigo, bati algumas fotos, gravei alguns videos, parecia um turista fazendo a corrida...e passei na metade da prova com 2hs e 8minutos…a partir desta kilometragem era tudo novo para mim e surpresas poderiam vir, portanto me concentrei mais na corrida,... mas como na verdade estava me sentindo bem eu consegui forçar um pouco mais  o ritmo e cheguei aos 30km com 3hs e 3 minutos e com batimento cardiaco de 1:50…portanto o folego estava bem….A partir dos 30km o folego estava bem, mas a minha perna começou a pesar e quando cheguei aos 35km a minha perna estava toda estranha, pois estava meio adormecida e parecia que a qualquer momento iria dar caimbras,….mas ainda faltavam 7km!…portanto diminui um pouco o ritmo, para que não ocorresse nenhum problema de caimbras, para poder terminar a corrida….Eu diria que foi o 7km mais longo que eu corri, pois como voce já está desgastado, sua perna já acabada,... eu queira aumentar o ritmo, mas meu corpo não obedecia…….portanto os 7km finais voce faz com o coração e com determinação…ufffaaa!!!!....terminei a corrida!!!Quando voce termina uma corrida destas com certeza a satisfação é muito grande e quando voce pensa que correu os 42km voce mesmo não acredita….. Só sei que quando terminei a corrida e comecei a andar, percebi que estava andando torto, parecia um bebado….tive  que me apoiar e um muro, ficar descansando por uns 20minutos e fazendo uns alongamentos….

Apesar de tudo isso, valeu a pena pois atingi o meu ojbetivo que era terminar a corrida sem andar……. 
Quanto a organização, nota 10, pois se não me engano havia agua, getorade a cada 2,5km alternados e alguns pontos frutas, banheiros e apoio medico a cada 5km…para mim acho que não faltou nada…. fecharam todas as ruas….., passamos nos principais pontos turisticos de Buenos Aires…e no final tinha medalha!!!….medalha!!!….medalha!!!...e um pessoal que perguntava se voce estava bem e massagistas……...

A unica coisa ruim foi que eu fui sozinho…..mas VALEU!!!...vamos ver se nas proximas eu consigo companhias para correr junto…

Um comentário:

Rick Jones disse...

Uauuuuu.." DUCA " ........