29 julho 2009

Circuito Brasil de Meia-Maratona

Circuito Brasil de Meia-Maratona 12/07
Etapa Salvador: http://www.circuitobrasilmeiamaratona.com.br

No dia 12 de julho, participei da Meia aqui em Salvador, duas semanas após a Maratona do Rio, o bom de tudo, que nem precisei treinar, vinha da minha semana de regeneração. E mais uma vez, corri com a galera da academia, treinados pelo Eder Martins. Não poderia perder o belíssimo percurso, seguindo pela orla do Farol da Barra até a Costa azul e voltar, eu que amo praia, correr do lado do mar é tudo de bom, e este trajeto apesar de não ser bom para tomar banho, é lindo demais.
Além de mim, estava o Eder, Junior, Rogério Bala, Luciano, Soraia, correndo a meia, mais alguns amigos participando dos 10km.
Prova excelente, acima das expectativas, sendo que o ano passado, que não participei, falaram muito mal dela, inclusive de dividir as ruas com veículos e "chips" de papel!! Eca..!! Porém neste ano foi diferente, preço baixo, R$35,00, principalmente pela qualidade, agua abundante, vários sanitários químicos, ruas totalmente fechadas, chip "eletronico", tendas de massagem, bela medalha metálica, e começou no horário.
Minhas expectativas quanto ao desempenho, era bater meu recorde oficial em Meias, que até então não tinha feito abaixo de 2h00, claro que pra muitos é fácil, entretanto para este pangaré aqui, lerdo e teimoso como poucos, era um marca a ser "caçada".
As 8:00 se dá aquela arrancada, todo aquele nervoso de inicio de prova, batimento cardíaco subiu na hora, já achando que não ia dar, nem dei meus primeiros passo e já me senti cansado, claro, vinha de duas Maratonas em menos de um mês.
Pra variar, vejo meus 4 amigos dispararem, olho pro meu GPS e vejo que estão á uns 15km/h, freei na hora, tinha uma estratégia, e não podia abandona-la, mesmo uma meia, são quase 2 horas de corrida, não uma prova de 5km, sabia por experiência que ia custar caro pra eles.
Só os vejo sumindo, até perde-los de vista na subida do Cristo, no Farol da Barra!!
E vou mantendo meu ritmo, confortavelmente, a uns 5:30 min/km, e assim foi a prova toda, hora subia um pouco, mas na maioria das vezes que olhava, estava abaixo de 5:20´/km, suficiente para fazer abaixo das 2h00 horas.
No 8km encontro a Soraia, o feminino havia saído mais cedo, converso um pouco com ele e vou embora, já perto do retorno na Costa Azul, vejo alguns amigos voltando e ao fazer o retorno nos 10km, verifico meu tempo, 53 minutos, ótimo para uma Meia, a 200 metro visualizo o Roger, acelero alcanço, cumprimento e vou embora, ainda tentou me acompanhar mas não conseguiu. Pagando o preço pela saída rápida, e já tinha ultrapassado o Luciano no começo, mas no meio da multidão nem percebi.
Já na Ondina visualizo o Eder, a uns 400 metros, faltando ainda uns 3 km para o final, e acelero, na descida da Barra, o alcanço, cumprimento e deixo pra trás e começo a acelerar, fazendo cada km final a menos de 5´por km!!
Impressionante, mas consegui manter meu target, minha média foi de 5:20´/km, cada 5km fiz em 26´e poucos, sendo que os últimos 6km foram os mais velozes.
Já na reta final acelero, cruzo a 1h53, acelerando, atingindo na reta final 18,7km/h, e chego inteiro batendo meu recorde.
Ah, faltaram 17 segundos para alcançar o Junior,mais 300 metros de prova e já era..he he he
Uma competiçaozinha sadia, só faz bem, e fica sempre a lição, vc tem de ter uma estratégia e se manter nela, não adianta ser cavalo paraguaio!!

2 comentários:

Samuel disse...

Valeu Sérgio!

Depois de duas maratonas....

Está de parabéns!!

Infelizmente não foi possível participar este ano, mas certamente no ano que vem estarei lá.

Samuel

Jorge disse...

Parabéns meu amigo Sérgio...Ta queimando asfalto hein...
Amigo preciso de seu email pois preciso lhe perguntar uma coisa.

Boa semana e bons treinos

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com