23 abril 2009

Parque do Pituaçu

Segunda-feira, dia 2o abril, para muitos apenas um dia normal, para outros um dia ponte para o feriado, para um corredor, um dia de treino especial. Sempre que tenho mais tempo, gosto de fazer um treino diferenciado, e desta vez, o lugar escolhido foi o Parque do Pituaçu, com sua imensa área verde, seu lago, e sua trilha (pista) de mais de 15km. Muito pouco explorada por corredores e ciclistas, ora por falta de gente, ora pelo risco de assalto, próximo a uma favela, e devido as suas dimensões, não há policiamento que de conta. Uma pena. Pois enquanto nas maiorias das cidades não se tem um espaço descente para prática de esportes ou passar um tempo com a família, se vê este lugar tão bonito, quase abandonado. Em todo percurso que parece um sonho de corredor não encontrei nenhum corredor ou ciclista, são 15km no meio de arvores, com muita sombra, apenas alguns pescadores, talvez moradores da favela.
Com certeza o melhor lugar para correr em Salvador depois da orla, embora na orla você é obrigado a dividir com os veiculos, por falta de uma ciclovia ou uma calçada decente. Na maior parte, você é obrigado correr na rua.
Cheguei ás 7h30, não muito preocupado com o sol, estava nublado, é um lugar com varias subidas e descidas, coisa rara por estas bandas.


A tempo nutria a vontade de dar duas voltas completas, o que seria uns 32km. Não usei nem meu Ipod, nem relógio, devido ao alto risco do lugar. A primeira volta foi bem tranquila sendo que já corri por diversas vezes os 15km, só pensando na segunda volta, principalmente após os 25km, quando as pernas começam a pesar, quando terminei a primeira volta, passei pelo estacionamento e tomei o Gatorade e o gel de carboidrato, pois até ali não tinha tomado nada, e foi somente isto que tomei durante todo o treino. Na segunda volta, depois desta rápida parada, foi mais fácil que eu esperava, e mesmo depois dos 25km, sentia um cansaço normal a distância, e o melhor de tudo, meu joelho estava passando pelo teste, esta é minha grande preocupação, ter certeza que meu joelhos vão aguentar. Cheguei no fim dos 32km em quase 3 horas, acredito que num pace de 5:45´/km, talvez o ritimo que vou usar na Maratona de São Paulo.
Fiquei muito feliz, foi meu maior treino continuo, e senti como estou evoluindo, sei que preciso muito mais pra realizar meu grande sonho, que esta na largada da Comrades de 2010, mas assim como a galinha que enche o papo de grão em grão, de km em km chegarei lá, se Deus quiser!



2 comentários:

Diego da Costa disse...

Lindo lugar! Desejo que você continui tendo bons treinos como esse, como preparação para Maratona de São Paulo. Abraços!!!

ULTRA Sandrinha disse...

Ou amigo, tb penso na CONRADES em 2010. Gostaria de obter informações a respeito, pode ser? Adorei este seu espaço, super proveitoso pra nós que gostamos do esporte. Pituaçu é tudo de melhor mas dá medo correr ali sozinho. Já fui algumas vezes mas a notícia de assaltos me levaram a desistir de treinar ali. Uma pena.
Abraço e PARABÉNS!