01 fevereiro 2011

Lição número 1 – O Ironman consumirá sua vida!

Este texto é excelente!!! Engraçado que até pra mim que ainda estou nos primeiros passos, ou melhor, primeiras braçadas e pedaladas já me vejo nestas situações, pra poder conciliar os treinos (sem ter um especifico ainda e nem prova nenhuma marcada), acordo alguns dias ás 4 da manhã, e nem tenho tempo de abrir os olhos, já estou encima da magrela (bike), e só consigo acordar completamente depois de algumas pedaladas, viajo por trocentos blogs conhendo informações e lendo relatos, me emocionando com eles. É impressionante como este negócio contagia, e como gosto de dizer…" eu achava que corrida era tudo, agora descobri que é só uma parte...." Num sei se um dia chego ao I.M, mas uma coisa tenho certeza, estou adorando este novo padrão de vida…

Lição número 1 – O Ironman consumirá sua vida!

Fazer um Ironman, não é algo que se pode fazer em poucas horas. Depois de 6 a 9 meses de treino, você irá fazer a prova da sua vida.

Você vai gastar muitas horas treinando toda semana. E irá gastar várias horas pensando, sonhando, conversando, lendo e surfando na internet, sobre tudo que diz respeito ao Ironman. O Ironman vai consumir você. Sua vida vai girar em volta de treinar, dormir (deitar por volta das 21:00hs e se levantar antes dos entregadores de jornais e operadores da Bolsa de Valores), comer (você vai querer comer tudo o que ver); e beber (normalmente eu tenho 7 diferentes tipos de bebidas em minha geladeira).


A sua vida social vai fazer parte dos treinos de natação a partir das 5:00hs da manhã, dos treinos de pedal aos sábados, e dos treinos de corrida aos domingos. Se você é casado, tem filhos ou possui amigos que não são triatletas, peça aos céus que Deus os ajudem! (Desculpe-se com antecedência pela sua ausência, e diga à eles que tenham paciência com você).

Suas conversas serão sobre suas experiências no Triathlon, sua planilha de treinos, e conselhos de corrida que você vai ler em revistas; e também de atletas que já fizeram um Ironman, e analisando quais os conselhos e dicas que servem para você. Você vai querer saber tudo sobre os últimos equipamentos e tecnologias. Você vai fazer perguntas como: “Um canote aero vai fazer com que eu seja mais rápido no pedal?” “Qual o tipo de roda ideal para a prova; 650c ou 700c?” “Qual a barra energética preferida?”

Você ficará obcecado pelo mundo do Triathlon. Você irá comprar vídeos de técnica de natação. Você vai chamar os triatletas profissionais pelos seus apelidos. Você vai ler as pesquisas de nutrição em Ironman. Você irá às lojas de triathlon com freqüência, achando que tem alguma coisa que você esqueceu de comprar, mas que você precisa. Você vai fazer várias listas do que você precisa levar para a prova; o que você tem que ter em cada transição, e o que você tem que fazer um dia antes da prova; e no dia da prova.

Você só irá pensar em seus dias de treino. Você terá problemas em pegar no sono, pois você antes de se deitar, já está pensando no treino do dia seguinte. Você vai compulsivamente, gravar todos os detalhes da sua planilha de treinos em seu computador: distância, tempo, intensidade, batimento cardíaco, a medida de suas braçadas, quilômetros por hora, minutos por quilômetro. Você irá sentir o seu progresso.

Você vai ficar pensando, como uma pessoa pode gostar de fazer 100 viradas em uma piscina olímpica, e pedalar por mais de 7 horas, e tentar entender como isso é possível! Você vai ficar feliz em completar seus primeiros 3,2km de natação, 160km de pedal e 32km de corrida, no treino longo. Você vai adicionar a palavra “desafio” no seu vocabulário e pronunciar com muito orgulho. Você vai extrapolar seu treino e as provas de curta distância (Péssima idéia!). Você irá aumentar o seu volume de treino todos os domingos e “transpirar” de orgulho, quando se aproximar das 25 horas de treinos semanais.

Você vai desenvolver uma profunda e contínua mania de “vizualizar” garrafas d’água em qualquer lugar. Você vai ter pelo menos 10 caramanholas em algum lugar de sua casa, em diferentes lugares; na sua bike, na pia da cozinha, no escorredor de louça, ou na mesa da cozinha, já carregadas, prontas para serem colocadas na sua bike.

Você vai chegar atrasado no trabalho, fazer vários intervalos para lanchar, e sair mais cedo para treinar. Você vai dormir na sua mesa de trabalho. Você vai “rezar” para que seu chefe não fique bravo com você, ou você vai agradecer à Deus se você for o seu próprio chefe.

Seu corpo vai ter um visual diferente; mais saudável, muscular, mais definido. Você vai caminhar com um estilo diferente – um novo estilo nos seus passos; um pouquinho de arrogância no seu estilo de caminhar. Você vai se sentir diferente, energizado, ainda cansado, relaxado, ainda empolgado. Você vai se achar diferente; mais confiante, determinado e focado.

Apesar de você nunca ter experimentado um alto nível de treino com corredores experientes, você vai passar a sentir essa experiência, de se sentir em um alto nível regularmente. Você vai achar que treinar é tão bom quanto fazer sexo. Você vai experimentar mais os “altos e baixos” de suas emoções em um dia do que normalmente você sente em uma semana.

Você vai se sentir excitado, frustrado, esperançoso, agressivo, desesperado, com dúvida, respeitado, louco e inspirado. Você vai se perguntar qual a razão da sua existência, e porque você está fazendo um Ironman – e você terá diferentes tipos de respostas todo o tempo. Você vai sonhar em classificar para o Hawaii, mesmo se a única chance que você tem é ser sorteado na loteria do Ironman.

Você vai sorrir com satisfação de pensar que você vai ser um Ironman e ficar com “frio na barriga”, de medo em não terminar o Ironman. Depois da prova você vai sentir muito orgulho de si mesmo. Você não vai tirar a medalha de seu pescoço. Você vai comprar tudo o que puder, referente ao Ironman; roupas, bonés, mochila, e valorizar cada centavo das roupas que você comprou, tomando um extremo cuidado para não estragar.

Você terá mais respeito em relação aos voluntários que trabalham na prova. Você vai se sentir muito especial, como você tivesse entrado para um clube fechado.


Você vai dizer: “EU SOU UM IRONMAN”
 
texto retirado do Face do R. Roehniss traduzido da Revista Triathlete 2004

5 comentários:

Mônica Afonso disse...

Nesse momento eu pensei em várias coisas, até mesmo nos dias mais felizes da minha vida....e sabe o que eu percebi? ainda tenho muita felicidade pra buscar e conquistar e uma delas com certeza é quero Ser um IRONMAN e muito em breve.....

Mônica Afonso

Anônimo disse...

Ai vai meus parabens a todos do correndo net aproveito para enviar outros sites www.4corredores.blogspot.com www.ultramaratonas.com.br www.somosultra.blogspot.com www.rodrigopereirateam.com.br fiquem a vontade e enviem noticias de eventos ou comunicacao de amigos. Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

Reberty disse...

Estou iniciando na corrida e me sinto eufórico, empolgado e uma sensação de prazer indescritível.Me sinto vivo!!!!

Agora vendo suas palavras percebo que tem muitos mais por vir.

EU QUERO SER UM IRONMAN!!!!!

Anônimo disse...

quero ser um airom men, e preciso de ajuda, com quem, aonde proucurar alguém para me ajudar e me orientar, a praticar este esporte, pois gostaria muito de me tornar um profissional, meu nome e alessandro e meu email e alessandrorodrigocostadasilva moro na cidade do rio de janeiro, se poderem me ajudar a praticar este esporte ficarei muito feliz..

Milton disse...

Estou na 13a terceira semana de treinos específicos para o Ironman 2013. Em cada frase do texto eu me identifiquei. Perfeito. :-)
Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br/